Meus Dias

Francesinha Vegetariana de Portugal

Como já dizia nossa musiquinha de infância: 

“Comer comer, comer comer

É o melhor para poder crescer” (risos)

É a mais pura verdade, principalmente nesse atual momento em que estamos confinados em casa, temos de gastar e repor essas energias.

Mais afinal, quem é essa francesinha?

Quem és tu, Francesinha de Portugal?

Caso você resida em Portugal, muito provavelmente já se deparou com esse prato ou alguém comentou. Quando morava no Brasil não conhecia, aliás, já havia pesquisado sobre alguns pratos portugueses e cheguei a ver algumas fotos da Francesinha e não fazia ideia se realmente era bom ou não.

Só que meus amigos!!!

 É muito bom e bem diferente dos pratos que já consumi. A forma de montar lembra muito nosso querido hambúrguer carioca com tudo que tem direito, mas claro com algumas diferenças, ah vá! Muitas diferenças. 🙂

A francesinha é um prato originário do Porto, aqui em Portugal. Ela tem um formatado quadrado por conta do pão de forma.

Frases Para Inspirar!

Seus ingredientes de origem, são: linguiça, salsicha fresca, fiambre (presunto do Brasil), carnes frias, bife de carne de vaca e depois leva queijo em cima de tudo montado para depois ir ao forno.

Seus complementos geralmente são o molho à base de tomate, cerveja e piri-piri (uma espécie de pimenta). Os acompanhamentos são o ovo estrelado (ficando no topo da francesinha) e batatas fritas.

No texto acima esta a versão original da Francesinha do Porto, porém nasceram variações, tais como: galinha, bacalhau, atum, vegetais, cogumelos, entre muitas outras.

Curiosidade: A francesinha já foi considerada por algumas revistas e sites, uma das 10 melhores sanduíches do mundo. Não é para qualquer sanduíche meu povo! 😛

Hoje iremos fazer essa receita de francesinha vegetariana deliciosa de Portugal!

Vamos para essa receita, você vai precisar de:

  • 1 Pacote de Pão de forma;
  • 6 Salsichas de Soja;
  • 1 Tofu;
  • 400 gr Cogumelos;
  • 250 gr Queijo;

Os cogumelos, gosto de temperar umas horas antes com ervas, azeite, molho shoyu e sal. E acredito que a vale a pena deixar o tofu também, pois fizemos sem o temperar antecipadamente e senti falta.

Tempere da forma que achar melhor, use sua criatividade!

Em seguida, você pode assar as salsichas e o tofu. Como gosto de inventar, grelhamos esses dois ingredientes na churrasqueira. Gostei do resultado, pois fica com aquele sabor de churrasco.

Tudo grelhadinho!

Os cogumelos, utilize uma panela para dar uma refogada até que ele solte toda a água. Delícia!!!

Depois que tudo estiver assado, grelhado e pronto. Vamos montar!

Pegue um pão de forma, coloque embaixo como base. Por cima coloque o tofu, cogumelos e salsicha, logo em seguida feche com outro pão.

Pão, tofu, salsicha e cogumelos!

Por cima da Francesinha já fechada coloque queijo e direto para o forno. Deixe no forno até que o queijo esteja bem derretido.

Pronto para o forno!

Agora a receita do molho:

  • 1 cebola pequena;
  • 1 c. sopa azeite;
  • 1 dente de alho;
  • ½ lata pequena de tomate pelado em cubos ou tomates com pele;
  • 100 ml cerveja;
  • 50 ml vinho branco;
  • 100 ml água;
  • ½ c. chá sal;
  • 1 c. chá amido de milho;
  • 1 c. chá vinho do Porto ;

(Sim ainda estamos na receita do molho da francesinha, apesar de todas essas bebidas. Risos)

Refogue a cebola no azeite com dente de alho. Depois acrescente todos os outros ingredientes. Aqui utilizamos aquele mix para mexer todo o molho deixar uniforme, deu super certo. 

Por fim jogue seu molho delicioso por cima da francesinha vegetariana de Portugal que você acabou de fazer e aproveite essa explosão de sabores.

Aproveite!!!

Obs.: Lembrando, pode ser acompanhada com batata e um ovo estrelado em cima.

Leave a Reply